Aproximar dos pacientes a discussão de temáticas sobre saúde é um dos objetivos do ReabEduca. Conduzido pela equipe do ambulatório de Reabilitação Pulmonar do Hospital Otávio de Freitas (HOF), há cinco anos, busca trimestralmente mudar a rotina do paciente durante o processo de acompanhamento clínico. Nesta segunda e terça-feira (29 e 30/04), acontece mais um encontro e desta vez os temas serão: “Cuidados Paliativos nas pneumopatias: como devemos lidar com essa temática?” e “Cuidados Paliativos na perspectiva do profissional de saúde”.

O ReabEduca funciona como um momento junto aos pacientes para explicá-los sobre as patologias, trabalhando também o contexto psicológico. A ideia é que eles saiam da rotina focada em exercícios de reabilitação.

Para o próximo dia 29/04 (segunda-feira), pacientes pneumopatas crônicos que convivem com oxigênio domiciliar e profissionais do serviço de saúde foram convidados para uma roda de conversa com os especialistas: a fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do HOF, Larissa Brianni; a enfermeira chefe da emergência da unidade e especialista em terapia intensiva, Renata Amélia; a nutricionista e coordenadora da área do HOF, Andréa Vasconcelos e o médico intensivista e coordenador médico das UTIs do Hospital Pelópidas Silveira, Renato Della Santa.

Já o segundo dia de atividades, será voltado especificamente para profissionais. Nele, a fisioterapeuta do Imip e mestre em educação para profissionais de saúde, Nahãmi Cruz, conduzirá o bate-papo sobre cuidados paliativos na perspectiva do profissional de saúde.