A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), reinaugurou na última terça-feira (26/03) o laboratório de Tuberculose do Centro de Observação e Triagem Prof. Everardo Luna (Cotel), com o objetivo de otimizar o diagnóstico da doença em Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do presídio. A reabertura foi viabilizada após serem realizadas a manutenção dos equipamentos do laboratório, que conta com uma estufa, uma máquina GeneXpert para processamento das amostras, dois microscópios e dois computadores. 

Estima-se que o laboratório vai realizar mais de 400 testes e diagnósticos da tuberculose por mês, testando pessoas privadas de liberdade da unidade prisional que estejam com sintomas respiratórios. O serviço funcionará das segundas às sextas-feiras, das 08h às 17h, na unidade.

O serviço foi paralisado um pouco antes da pandemia da Covid-19. Para o espaço voltar às atividades, houve uma articulação da SEAP com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) para reestruturação do espaço, manutenção de equipamentos e implantação do serviço.

O diretor geral de Assistência à Saúde Prisional, Bruno Ishigami, destaca a importância de colocar o laboratório em funcionamento. “A reabertura do laboratório nos permite agilizar o diagnóstico dos casos, favorece o início precoce do tratamento e reduz a disseminação de tuberculose dentro da unidade e para os territórios próximos à unidade prisional”, declara Ishigami.

"O funcionamento de um laboratório de tuberculose dentro de uma unidade prisional representa um marco significativo na saúde pública e na promoção dos direitos humanos. A tuberculose é uma doença contagiosa e prevalente em ambientes de confinamento, como as prisões, e a reabertura do laboratório no Cotel permite a identificação rápida, o tratamento eficaz e a redução de casos no sistema prisional", destacou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.

O evento contou com a presença do diretor geral de Assistência à Saúde Prisional, Bruno Ishigami, do diretor geral de Vigilância Epidemiológica, Lucas Caheté, do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Paulo Paes, juntamente com o secretário executivo de Coordenação e Gestão, Horácio Pita, além do gestor do presídio, Islan Honorato. 

SOBRE A DOENÇA - A SES-PE reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A principal forma de transmissão da doença acontece através da tosse ou fala de um indivíduo com a doença pulmonar e com a eliminação de partículas. Entre os perfis de pacientes mais suscetíveis à tuberculose estão as pessoas vivendo com HIV, etilistas, desnutridos e portadores de doenças crônicas, como diabetes e renais crônicos, entre outras, pessoas em situação de rua e em sistema de privação de liberdade, além de crianças contactantes de adultos com a doença. A SES-PE alerta que  ao abandonar o tratamento, que dura um período mínimo de seis meses, a pessoa corre o risco de não se curar, desenvolver bactérias resistentes e até vir a óbito em decorrência da doença.