Os animais peçonhentos são aqueles que, por meio de um mecanismo de caça edefesa, são capazes de injetar nas suas presas substâncias tóxicas produzidas diretamente por glândulas especializadas. Esses animais agem por instinto. Ao se sentirem ameaçados, defendem-se. Eles estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos e são responsáveis por inúmeros acidentes, em variadas regiões brasileiras, com índices crescentes, ano após ano. Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas, marimbondos e algumas espécies de peixes são exemplos desse grupo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a importância dos acidentes por animais peçonhentos para a saúde pública pode ser expressa por aproximadamente 100 mil acidentes e 200 óbitos registrados por ano decorrentes dos diferentes tipos de envenenamento.

 

Ofidismo

Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (presas) de serpentes. No Brasil, as serpentes peçonhentas são representadas por quatro gêneros: Bothrops (jararaca); Crotalus (cascavel); Lachesis (surucucu) e Micrurus (coral verdadeira). O envenenamento ocorre quando a serpente consegue injetar o material produzido em suas glândulas veneníferas, o que significa que nem toda picada leva ao envenenamento. Há muitas espécies de serpentes que não possuem presas ou que, quando presentes, estão localizadas na porção posterior da boca, o que dificulta a injeção de veneno.

 

Escorpionismo

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro de envenenamento provocado pela inoculação de veneno através do aparelho inoculador dos escorpiões. Os representantes de maior importância em saúde pública no Brasil são do gênero Tityus, com várias espécies descritas, sendo as principais: T. serrulatus (escorpião-amarelo); T. bahiensis (escorpião-marrom); T. stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste) e T. paraensis (escorpião-preto da Amazônia). O acidente escorpiônico é o acidente por animal peçonhento de maior número de notificações no Brasil.

 

Araneismo

Acidentes causados por aranhas são comuns, porém a maior parte deles não apresenta repercussão clínica. Os gêneros de maior importância na saúde pública no Brasil são: Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (aranha armadeira ou macaca) e Latrodectus (viúva-negra). Entre essas, a maior causadora de acidentes é a aranha marrom. Acidentes causados por outras aranhas podem ser comuns, porém sem relevância na saúde pública, e os principais grupos pertencem, principalmente, às aranhas que vivem nos domicílios ou em suas proximidades, como caranguejeiras e aranhas de grama ou jardim.

 

 

Vigilância e Controle de Animais Peçonhentos

Coordenador: Francisco Duarte

Técnica: Raylene Medeiros

Fone: (81) 3184.0214

 

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.